23 de abr. de 2007

Confeccionando células com material sucata




No corpo humano adulto existem aproximadamente 65 trilhões de células, mas elas são geralmente tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. De fato, o estuda da célula só começou a partir de meados do século XVII, quando o microscópio, um aparelho que fornece imagens ampliadas dos objetos, foi inventado.
Mas, se nosso objetivo é desvendar o corpo humano, por que devemos estudar as células? É que as atividades de nosso corpo ocorrem , basicamente, no interior da célula.
Após estudo em sala de aula, foi proposto um trabalho prático para melhor compreensão do conteúdo estudado. No laboratório foi realizada a confecção da representação das células com material sucata. Cada equipe apresentou , em sala de aula, os nomes das organelas citoplasmáticas com suas respectivas funções.
As aulas práticas têm como objetivo estimular a participação dos alunos ativamente na construção do conhecimento, desenvolvendo sua capacidade de trabalho em equipe, trocas de idéias, reflexão e formação de opinião própria sobre o conteúdo estudado.

Prof. Marlene Alberton Zandonai